Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Folder do acervo

APRESENTAÇÃO_____

O CEDHAL - Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina - é um centro de pesquisas interdisciplinar, criado oficialmente em 1984 mas com inicio de suas atividades em outubro de 1986, que visa oferecer infra-estrutura institucional tanto no âmbito de modernas instalações como no dos variados conjuntos documentais que congrega seu acervo para a realização de pesquisas, projetos, reflexões críticas e debates sobre temas referentes à História da Família, População e Gênero.
O CEDHAL, em seu 17º ano de existência, após um processo de otimização de seu espaço, da organização e catalogação de seu corpus documental, abre as portas à comunidade científica e ao público em geral para a consulta dos diversos materiais aqui existentes.
O corpus documental constitui-se principalmente de material doado por pesquisadores após a finalização de seus trabalhos e no material coletado ao longo do desenvolvimento dos projetos de nossa instituição. Dessa forma, a primeira diretora do CEDHAL, professora Dra. Maria Luiza Marcílio (1985-1994), nos mais de 10 anos à frente do Centro deixou-nos um leque documental rico e variado estruturado em grandes projetos de pesquisa que versam sobre a História da população brasileira dos séculos XVII ao XIX. Igualmente, a segunda diretora, profa. Dra. Eni de Mesquita Samara, que encontra-se à frente de nossa instituição desde 1994, doou todas as fontes utilizadas em projetos sob sua coordenação e mesmo àquelas remontantes ao seu mestrado e doutorado. Sendo assim, para critérios de organização, dividimos nosso arquivo em: Acervo documental Maria Luiza Marcílio e Acervo documental Eni de Mesquita Samara.
Deles fazem parte documentos manuscritos, impressos e iconográficos que estão em forma de microfilmes, fotocópias e bancos de dados e referm-se a variadas áreas geográficas brasileiras e também estrangeiras, remontantes aos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.
Para que se tenha uma ideia mais detalhada desse conjunto, os grandes blocos documentais serão apresentados a seguir:

ACERVO DOCUMENTAL: ENI DE MESQUITA SAMARA

- Testamentos da Capitania e depois Província de São Paulo (séculos XVIII e XIX): trata-se de uma coleção de 620 testamentos (540 em fotocópia e 80 em microfilme) e 1 inventário, coletada originalmente do Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. e que se encontra totalmente transcrita.

- Recenseamentos manuscritos do século XIX (Brasil)

1. Arrolamentos da população de Fortaleza, 1887 (fotocopiados do Arquivo Público do Ceará)
2. Relação dos habitantes da Comarca de Villa Boa D' Goyaz, 1818 (fotocopiados do Arquivo Público de Goiás)
3. Roteiro de codificação das listas de população de Minas Gerais, 1831-1838
4. Recenseamento da população do Município Neutro, organizado no final do ano de 1849 (fotocopiados do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro)
5. Mapa Geral dos habitantes da cidade de São Paulo e seus distritos, 1827, 1836, 1842 (fotocopiados da Arquivo Público do Estado de São Paulo)
6. Recenseamento da população da Vila de Itu, 1773 - 1829 (fotocopiado do Arquivo Público do Estado de São Paulo)

- Recenseamentos impressos do século XIX (América Latina):

1. Primer Censo de la Republica Argentina, 1869 (fotocopiado do Population Research Center)
2. Recenseamento da População do Império do Brazil, 1872 (fotocopiado do CEDEPLAR)
3. Quinto Censo Jeneral de la Poblacion de Chile, 1875 (fotocopiado do Population Research Center)
4. Censo General de la Republica del Peru, 1876 (fotocopiado do Population Research Center)

- Legislação Brasileira do século XVII ao XX: configuram-se em fotocópias de códigos de leis, decretos e adiantamentos que agregam temas específicos relacionadas para as linhas de pesquisa do Centro (família, população e gênero).

1. Ordenações Philippinas, 1603
2. Constituições Primeiras do Acerbispado da Bahia, 1707
3. Leis e decretos do Estado de São Paulo: atos do poder legislativo, 1890-1933
4. Colecção das leis do Brazil: decisões do governo do Brasil, decretos, leis e cartas régias do Brasil, 1808-1934
5. "Acervo Legislativo do IEB": Código Phillipino. Código Criminal do Império do Brasil, 1824, "O direito" (revista de legislação, doutrina e jurisprudência)
6. Código Civil Brasileiro de Direito de Família, 1971
7. Leis e decretos do Estado de São Paulo, 1983 - 1987, e outros

- Documentação Avulsa dos séculos XVII ao XX:
Em sua maioria fotocopiados do Arquivo Público do Estado de São Paulo, não se constitui em um corpo documental homogêneo referindo-se assim à períodos e temas diversos. Trata-se de inventários e testamentos, processos crimes e civis, ofícios, apelações civis, dispensas, esponsais, processo de divórcio, autos cíveis, registros populacionais, contratos, cartas, devassas, alvarás, róis de confessados, almanaques, regulamentos, petições, escrituras, procurações, manifestos e outros.

- Iconografias/Diversos:
Corresponde a uma coleção de 935 imagens de variados autores como Debret e Rugendas, além de gráficos e tabelas disponibilizadas nas formas de fotocópias e transparências. Devido à sua diversidade foram separadas nos seguintes temas:

1. Brancos e seus cotidianos
2. Negros e seus cotidianos
3. Trabalho: urbano, rural e das minas
4. Paisagens: terrestres, marítimas e flora
5. Bandeirantes
6. Índios e seus cotidianos
7. Gráficos sobre imigração e população portuguesa (doadas por Fernando A. F. de Souza)
8. Fotos doadas por alunos


Banco de Dados
Atualmente o CEDHAL concentra seus esforços em um projeto de pesquisa intitulado “Senhoras do Café: gênero, família e riqueza em São Paulo (1836-1872)”. Uma das metas do projeto é constituir bancos de dados com informações relativas a fontes oitocentistas que o Centro comporta. Assim, processados e catalogados encontram-se disponíveis para consulta : recenseamentos, testamentos e, em breve, inventários.

ACERVO DOCUMENTAL: MARIA LUIZA MARCÍLIO________

- Projeto: História da População Brasileira, séculos XVII ao XX, referentes à várias localidades/ estados do Brasil:
Com fontes fotocopiadas do Arquivo Histórico Ultramarino, Arquivo Histórico Colonial , Biblioteca Nacional e Arquivo Público Mineiro, a documentação tem caráter heterogêneo e de grande extensão, referindo-se a diversas localidades brasileiras. São: listas nominativas, mapas topográficos, ofícios, instruções, cartas, plantas de cidades, relatórios, pareceres, diários de viagem, denúncias, regimentos, pedidos, petições, posturas, mapas populacionais, listagens, requerimentos, provisões, atas de câmaras municipais, relatos, informes, balanços econômicos, estatutos, inventários, registros gerais, livros de escrituras, cartilhas, livros de registros, relação de bens, cartas de alforria, certidões diversas, e outros.

- Projeto: Criança, séculos XIX ao XX:
É um conjunto documental fotocopiado constituindo-se fontes de diversas referentes ao Brasil. São: registros e fichas de batismos, listas de filhos legítimos, relatórios de presidentes de província, relatórios imperiais, discursos, matrículas de expostos, leis imperiais e da república, informes, processos políticos, listas de confessados, registros de óbitos, textos e outros.

- Projeto: Ubatuba, séculos XVIII e XIX:
Fotocopiada do Arquivo do Estado de São Paulo e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, as fontes referem-se à população de Ubatuba. São: mapas populacionais, listas de habitantes, listas de alunos matriculados, relações de escravos, listas de produtividade, mapas de importações e exportações, listas de doentes, ofícios, listas de batismo, lista de cidadãos votantes, mapas topográficos, listas de junta militar, cartas, testamentos, inventários, fichas de registro de terra e outros.

-Bibliodoc: trata-se do banco de dados mais antigo do Centro referente à História da criança. Essa documentação está armazenada no acervo, entretanto, por não estar devidamente organizada e sistematizada não está disponível para a consulta.

 

ACERVO DE TEXTOS E SEPARATAS: ENI DE MESQUITA SAMARA E MARIA LUIZA MARCÍLIO

Estuturadas em um leque de 1110 textos e separatas, congrega artigos e periódicos, trabalhos apresentados em Congressos, excertos de livros ou capítulos, etc, relacionados aos temários de Demografia Histórica, Família e Gênero.

ACERVO DE FITAS CASSETE, VÍDEOS E CDS

- Trata-se de Cds doados ao Centro, filmes, documentários, filmagens e fitas de áudio de eventos do CEDHAL

ACERVO DE MICROFILMES

Composto de 57 rolos de microfilmes não disponibilizados para a consulta por estar em fase de catalogação

BIBLIOTECA

- A biblioteca do CEDHAL abriga mais de 1000 títulos, entre livros e periódicos. No entanto, por estar em processo de organização e catalogação ainda não está disponível para a consulta.


Organização do Acervo:
Claúdia Parreira Marquez
Maria Clarissa Seixas
Vanessa dos Santos Bodstein Bivar

 


 

 

Informações:
CEDHAL - FFLCH/USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 338
05508-000 - São Paulo SP - Brasil
(11) 3091 -3745
Telefax: 3815 - 5273
e-mail: cedhal@edu.usp.br

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas
CEDHAL (Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina)

 

 

 

 

 

 

Acervo Documental

 

 

 

 

 

 


Coordenação geral:
Profa. Dra. Eni de Mesquita Samara